Saiba como se recuperar das festas de fim de ano.

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20/12/2018

Depois das boas festas, o seu corpo precisa de uma folga. Aproveite a primeira semana do ano para  se desintoxicar. Alimente-se de maneira mais saudável e beba muita água para repor os sais minerais e limpar o corpo – frutas como melancia e melão também são indicadas. Acrescente ao cardápio alimentos termogênicos (gengibre, pimenta vermelha, laranja, kiwi, aspargos, vegetais fibrosos como brócolis, acelga, couve, mostarda, chá verde e coco), que aceleram o metabolismo.
 
Dicas de alimentos: troque os carboidratos (arroz, batata e macarrão) por legumes e verduras. Eles contribuem para a desintoxicação, pois são de fácil digestão. Bebidas alcoólicas sobrecarregam o fígado, por isso, evite comidas gordurosas nos primeiros dias do ano. Opte por carnes e peixes grelhados. Também evite as castanhas e nozes, pois são gordurosas. Após as festas, evite consumir açúcar em excesso. Evite refrigerantes, inclusive os diet, pois apesar de serem menos calóricos, contêm sódio, o que colabora para o inchaço do corpo. Já os sucos estão liberados, prefira as combinações digestivas como abacaxi com hortelã, ou limonada batida com uma folha de couve.

Outra forma de liberar as toxinas é fazer exercícios. Andar de bicicleta, nadar ou correr aceleram o metabolismo, mas, lembre-se de repor os sais minerais perdidos pela transpiração, bebendo água ou isotônicos. Drenagem linfática é uma maneira relaxante de retirar as impurezas do corpo, ajuda a eliminar os líquidos retidos e a diminuir o inchaço causado pelos excessos durante as festas.

Outras dicas:

- Para limpeza do organismo, tome chás de erva-picão, erva-cidreira, salsaparrilha ou macela. Até 1(um) litro de chá por dia, alternando os tipos, se quiser variar. O chá verde e o de hortelã facilitam a digestão e devem ser tomados depois das refeições. Para uma limpeza mais completa, tome, durante 20 dias, um copo de água com couve batida no liquidificador;
 
- Para estômago e intestino sensíveis, é aconselhável ingerir bastante líquido e carboidratos complexos, como o dos pães integrais, para repor a energia. O chá de boldo (sem açúcar) melhora o enjoo. Evite carne vermelha (para não sobrecarregar o fígado), queijos, molhos, frituras e, também, os alimentos industrializados, embutidos e enlatados como salsichas, presunto e biscoitos;
 
- Par curar a ressaca, beba muita água de coco, rica em potássio e coma massas e batata, que ajudam a repor a energia. Tomar dois ou três copos de suco feito com uma maçã, meia cenoura, um talo pequeno de salsão e suco de uma laranja também vai ajudar;
 
- Para o inchaço nos dias depois das festas, tome chás gelados refrescantes e escolha alimentos diuréticos como a erva-doce ou a beterraba, que ajudam a eliminar líquidos.