Caminhada: previne varizes

« MAIS NOTÍCIAS


16/02/2018

A vida sedentária aliada à alimentação irregular e desequilibrada, mais estresse, fumo, entre outros hábitos nada saudáveis, tem contribuído para o surgimento de inúmeras doenças, entre elas, as varizes (veias que sofreram alguma lesão nas válvulas existentes em seu interior, tornando-se dilatadas.

Mesmo para quem tem tendência familiar, é importante prevenir para evitar que o problema apareça precocemente ou que o tratamento seja apenas cirúrgico.

Uma maneira de evitar o surgimento das varizes é a caminhada, que ajuda a prevenir os problemas circulatórios. O hábito de caminhar diariamente é suficiente para manter as veias em bom funcionamento. Além disso, as pernas ganham mais tônus muscular e ficam mais bonitas.

Mas para que as caminhadas sejam saudáveis e tranquilas, é preciso seguir algumas dicas:

- Use protetor solar e chapéu. Também é interessante o uso de hidratante depois de caminhadas com exposição ao sol. Lembrando que, os horários mais recomendados para a prática de atividades físicas são de manhã e no final da tarde;

- Leve uma garrafinha de água ao sair para caminhar. Beba pequenos goles a cada parada, mesmo não sentindo sede. Evite bebidas muito geladas, pois a diferença de temperatura entre o organismo e o líquido pode ocasionar problemas de saúde, como resfriados e dor de garganta;

- Evite levar lanches muito salgados e pesados. Prefira frutas, castanhas, cereais, biscoitos, etc;

- Leve uma toalhinha para secar o suor do rosto. Parece não ter muita importância, mas alivia o calor.

A uma última dica: a caminhada ainda pode ficar muito mais agradável e divertida se for acompanhada de uma boa música.  A caminhada ganha ritmo e, você, mais saúde!