Cuidado com o over training

« MAIS NOTÍCIAS


25/09/2015

Nunca é tarde para começar uma atividade física, pelo contrário, é sempre uma ótima decisão para a saúde. Só é preciso ter cuidado para não exagerar nos treinamentos. Pessoas sedentárias, que não fazem nenhum tipo de exercício, e de uma hora para a outra resolvem compensar o tempo perdido com abuso para obter resultados rápidos, podem ter sérios problemas de saúde.

O descaso com o corpo pode ocasionar o chamado over training, a mesma coisa que passar dos limites. Ocorre quando a pessoa treina de forma inadequada, não respeitando os intervalos ou tempo de recuperação. Com a ditadura da beleza, as mulheres acabam sendo as maiores vítimas. Além de abusarem nos exercícios, muitas exageram nos regimes, não se alimentando corretamente. O excesso de atividade física aliado à má alimentação também pode provocar hipoglicemia, cujos sintomas mais comuns são tontura, tremor e boca arroxeada.

O over training ainda pode causar desde pequenas lesões até um possível infarto. Os exercícios sempre devem ser praticados de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa. A recomendação, antes de iniciar as atividades, é fazer uma avaliação médica e física para saber os limites do corpo. Mesmo as pessoas que não são sedentárias e abandonam as atividades no período de férias, devem fazer uma nova avaliação ao retornar à prática. Voltar aos exercícios no mesmo pique pode gerar problemas como lesões ou fortes dores musculares.