Tenha uma alimentação saudável

« MAIS NOTÍCIAS


17/09/2015

Para ter saúde é necessário, além da prática de atividades físicas e de boas noites de sono, alimentar-se de maneira saudável. Abaixo, 10 dicas que podem ser seguidas por toda a família.

1) Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. As frutas e verduras são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Consuma uma fruta inteira ou uma fatia no café da manhã (dependendo do tipo de fruta) e acrescente mais uma nos lanches da manhã e da tarde. 
Quanto aos vegetais, coloque-os no prato do almoço e do jantar. Prepará-los de maneiras diferentes pode ajudar você a apreciá-los cada vez mais.
2) Coma feijão, no mínimo, quatro vezes por semana.Nas refeições, coloque uma concha de feijão no seu prato. Como o alimento é rico em ferro, ajuda a evitar a anemia.
3) Evite o consumo de alimentos gordurosos, como carnes gordas aparentes, salsichas, mortadelas, frituras e salgadinhos. No máximo uma vez por semana até pode. Antes do cozimento, retire a pele do frango, a gordura visível da carne e o couro do peixe. Prefira alimentos cozidos ou assados e evite cozinhar com margarida, gordura vegetal ou manteiga.
4) Reduza o consumo de sal.
O sal de cozinha é a maior fonte de sódio da nossa alimentação. O sódio é essencial para o funcionamento do nosso corpo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue, que é a hipertensão. As crianças e os adultos não precisam de mais de uma pitada de sal por dia. Retire o saleiro da mesa e evite o consumo de temperos prontos, alimentos enlatados, carnes salgadas e de embutidos, como mortadelas, presunto e linguiça. Todos têm muito sal.
5) Faça, pelo menos, três refeições e dois lanches por dia. Não pule as refeições.
Fazendo todas as refeições, você evita que o estômago fique vazio por muito tempo, diminuindo o risco de ter gastrite e de exagerar na quantidade quando voltar a comer. Para o Lanche e a sobremesa, prefira frutas e evite ?beliscar?. Isso também ajuda a controlar o peso.
6) Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para, no máximo, duas vezes por semana.
7) Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite beber diariamente. A melhor bebida é a água!
8) Aprecie a sua refeição. Coma devagar.
Faça das refeições um ponto de encontro da família. Não se alimente assistindo TV.
9) Mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis. Procure um serviço de saúde e veja se o seu IMC está entre 18,5 e 24,9 Kg/m2. O IMC - Índice de Massa Corporal mostra se o seu peso está adequado para a sua altura.
10) Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas, não passe muitos horas assistindo TV.

Fonte: Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN) / Ministério da Saúde