TPM. Naqueles dias!

« MAIS NOTÍCIAS


24/04/2019

A TPM é uma síndrome clínica definida como um conjunto de sintomas físicos e psicológicos, que aparecem no período pré-menstrual. Desaparecem ou diminuem quando chega a menstruação. Não foi estabelecida uma causa para a TPM, mas sabe-se que a síndrome acompanha a ovulação normal da mulher.

Como saber se você tem TPM
Não existe um exame específico. Primeiro é necessário descartar outras doenças que possam ter sintomas parecidos com os da TPM, como alterações psicológicas e psiquiátricas, distúrbios endócrinos, neurológicos ou gastrointestinais e fadiga crônica. 
Mesmo mulheres que fizeram cirurgia  de retirada do útero podem desenvolver a TPM.

Sintomas da TPM 
Depressão, sentimento de desesperança, pensamentos autodepreciativos , ansiedade, tensão, nervosismo, excitação, fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição, raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais, diminuição do interesse pelas atividades habituais, sensação de dificuldade de concentração, cansaço, fadiga fácil, falta de energia, acentuada alteração do apetite, distúrbios do sono, sensação de estar fora do próprio controle, inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada, dor de cabeça, dores musculares, ganho de peso ou sensação de inchaço.

Tratamentos
Por se tratar de uma síndrome com sintomas que variam muito de mulher para mulher, não existem tratamentos específicos. O caminho é consultar um médico ginecologista e descrever sinais e sintomas antes e depois da menstruação. É muito importante a compreensão dos sintomas da TPM tanto por parte da mulher como dos seus familiares.  A prática regular de algum tipo de esporte e a diminuição da ingestão de sal, açúcar refinado e gordura animal, no período, podem melhorar os sintomas. A TPM é uma ocorrência comum na vida da mulher, mas a partir do momento em que muda sua qualidade de vida, é importante procurar ajuda médica especializada.