Vertebroplastia: avanço para tratar a coluna vertebral

« MAIS NOTÍCIAS


05/06/2018

A vertebroplastia é um procedimento que consiste na aplicação de cimento cirúrgico para recolocar as vértebras no lugar e aliviar as dores. A vertebroplastia também pode ser utilizada quando, por exemplo, as vértebras são quebradas, por conta da osteoporose. No caso, se faz uso de um cimento ortopédico sob pressão. Esse cimento empurra a vértebra de volta à dimensão normal. Fraturas por tumores, que acometem vértebras, ou por quedas também podem ser uma indicação para o uso da vertebroplastia. Quando se faz biópsia vertebral devido a um tumor – retira-se um pedacinho para análise - também se pode injetar cimento para  recompor a vértebra. A indicação para a vertebroplastia é sempre feita pelo médico do paciente, pois é necessário analisar cada caso.  A Documenta Unidade São Francisco é um dos locais, no Brasil, que possui o equipamento necessário para o procedimento. Conheça, um pouco mais sobre o procedimento .


Como é realizada a vertebroplastia?

É feita uma anestesia local para injetar o cimento, em forma pastosa, no local onde ocorre o problema. Para o procedimento utiliza-se a radioscopia. Por meio dela, é possível ver se estamos no local certo para a aplicação. Não é necessário dar pontos, pois tudo é realizado com agulhas especiais, que são introduzidos a partir de um pequeno furo.


Qual o tempo de internação do paciente? 

Geralmente são 24 horas de internação.


Onde deve ser realizado o procedimento?  

O procedimento precisa ser feito em centro cirúrgico, com o equipamento correto. O local precisa ser esterilizado, a equipe que faz o procedimento precisa ser capacitada e o paciente necessita receber uma boa assistência, por isso é feito em salas especiais para procedimentos intervencionistas.


Qual o cimento usado na vertebroplastia?

O nome do cimento é Polimetilmetacrilato e não é absorvido pelo organismo. É introduzido em estado pastoso e endurece quase que imediatamente, dando sustentação à vértebra quebrada. A quantidade de cimento utilizada depende do tamanho do paciente.