Como se faz um exame de tomografia?


08 de junho de 2015

“ ”

Como se faz um exame de tomografia?

A solicitação de uma tomografia pode gerar alguma ansiedade em quem nunca foi diagnosticado pelo método. Mas é bom saber que só o tamanho do equipamento impressiona e que o procedimento é rápido, seguro e indolor. Somente quando há o uso de contraste, o paciente pode sentir certo desconforto momentâneo. 
O tomógrafo possui abertura bem ampla, para que o paciente não sinta nenhum incômodo.
Durante todo o exame, uma equipe especializada permanece com o paciente, retirando-se apenas nos momentos da emissão dos raios X, que são muito breves, apenas alguns segundos.
Para que a imagem do corpo que vai ser avaliada saia nítida, é importante que o paciente permaneça imóvel e prenda a respiração quando solicitado.
O tempo do exame depende da área do corpo a ser examinada. Pode durar de 5 a 30 minutos. 
O uso de um meio de contraste pode ser necessário em certos exames, para que determinados vasos possam ser vistos de modo mais claro e preciso. 
A injeção do contraste pode causar sensação de calor, que logo desaparece. Em certos casos, extremamente raros, poderão ser sentidas, momentaneamente, náuseas, coceiras ou irritação cutânea. Possíveis alergias devem ser relatadas para a equipe de TC ou para o médico. O paciente também deve comunicar à equipe de TC se sentir enjôo durante o exame. 
A TC - tomografia computadorizada - pode detectar, precocemente, as menores alterações em tecidos. Isso simplifica o tratamento e melhora as chances de recuperação. A TC também pode revelar as partes do corpo em três dimensões e, com isso, certas áreas que estão superpostas podem ser examinadas. 
Dependendo do exame, é solicitada a retirada de jóias,  de óculos e de outros tipos de objetos pessoais. 

Importante
Em caso de gravidez, o médico deve ser informado.
Para se informar mais sobre esse exame, vá até a página inicial deste site, selecione o exame e, depois, clique em saiba mais.