17 de outubro de 2018
“ ”
Entre as diversas unidades Documenta que realizam exames de imagem do coração com o suporte hospitalar está a unidade localizada no primeiro andar do mais moderno hospital do Estado do Mato Grosso do Sul, o Hospital Cassems de Campo Grande. Os exames são feitos com tecnologia utilizada em grandes centros do país, que visam ao conforto do paciente e menor dose de radiação.
Equipamentos
- Ressonância Magnética com abertura maior e túnel mais curto para exames com maior conforto para o paciente, redução de casos de claustrofobia. Atende pacientes de até 250 kg.
- Tomógrafo 128 cortes, que obtém imagens em segundos e conta com programa para utilizar a menor dose de radiação possível para cada exame. Atende pacientes de até 200 kg.
Exames
Angiotomografia das coronárias.
Faz avaliação anatômica detalhada dos vasos do coração, aproxima-se muito do cateterismo cardíaco, porém não é invasivo. O exame é cada vez mais solicitado pela rapidez no diagnóstico, segurança no resultado e por oferecer maior conforto ao paciente.
Indicações para o exame:
. Avaliação de coronárias anômalas;
. Avaliação de estenoses das coronárias em pacientes com probabilidade intermediária de doença arterial crônica (DAC) e testes de isquemia duvidosos ou conflitantes;
. Avaliação de estenoses coronarianas em pacientes com baixa probabilidade de DAC e testes de isquemia positivos;
. Diagnóstico de estenoses coronarianas em pacientes com dor torácica aguda, porém com exames laboratoriais e de eletrocardiografia sem critérios de gravidade;
. Diagnóstico diferencial de cardiomiopatias isquêmicas versus não isquêmicas;
. Avaliação da patência de stents e de enxertos cirúrgicos;
. Avaliação pré-operatória de cirurgia não cardíaca em pacientes selecionados.
Escore de cálcio.
O exame quantifica a carga de cálcio nas artérias coronárias, considerada uma medida do grau de aterosclerose. Em grande quantidade, pode indicar a presença de estenose coronária significativa.
Indicações para o exame:
. Avaliar a carga aterosclerótica para detectar cálcio na árvore coronariana;
. Avaliar pacientes assintomáticos com risco cardiovascular intermediário pelo escore de Framingham ou outro algoritmo de estratificação cardiovascular ou de baixo risco com história familiar positiva para coronariopatia precoce;
. Não tem indicação para pacientes de alto risco para doença arterial coronariana ou pacientes sabidamente coronariopatas, com stents ou cirurgia de revascularização prévia.
Ressonância Magnética Cardíaca.
Exame detalhado e completo, que fornece avaliação funcional, anatômica e tecidual do coração.
Indicações para o exame:
. Avaliação da função ventricular global, volumes e massas (esquerda e direita), independente da conformação torácica;
. Avaliação da perfusão miocárdica em repouso e estresse após a infusão de dipiridamol;
. Infarto agudo e crônico do miocárdio: detecção e quantificação da fibrose miocárdica, viabilidade miocárdica, trombos intraventriculares e aneurisma de VE;
. Diagnóstico das cardiomiopatias dilatada, hipertrófica e restritiva, além das miocardites e doenças do pericárdio;
. Detecção e caracterização de tumores cardíacos;
. Diagnóstico e seguimento de cardiopatias congênitas, além das miocardites e doenças do pericárdio;
. Detecção e caracterização de tumores cardíacos;
. Diagnóstico e seguimento de cardiopatias congênitas.