Hormônios. Para que servem?


06 de setembro de 2019

“ ”

Hormônios. Para que servem?

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas que compõem o chamado sistema endócrino. Cada hormônio tem sua função, mas alguns trabalham em conjunto.

Quando você leva um susto são dois hormônios – a adrenalina e a noradrenalina – que fazem o coração e a respiração acelerarem, entre outras reações que preparam o corpo para reagir.

Eles regulam a quantidade de substâncias como o açúcar ou cálcio – evitando o excesso ou a falta delas em nosso organismo. Eles transformam a crianças em adultos, pois desencadeiam as mudanças fisiológicas que ocorrem na adolescência.

Também são responsáveis por avisar que está na hora de dormir.

Depois de serem produzidos pelas glândulas endócrinas são lançados no sangue e, a partir daí, alcançam todas as células do corpo – mas só vão atuar sobre aquelas a que são dirigidos.

As células possuem, em sua membrana ou no interior, receptores especiais para aquele hormônio específico. Por isso, podemos dizer que os hormônios trabalham como mensageiros que chegam a endereços e destinatários certos.

A hipófise, glândula localizada no cérebro, pode ser chamada de comando central da equipe. Além de produzir seus próprios hormônios, estimula as outras endócrinas a fabricar os restantes. Alguns têm como única função sair de sua glândula e viajar a outra para avisá-la de que deve produzir o hormônio que executará a tarefa desejada.

Hoje são acerca de 22 hormônios identificados, mas existem vários outros sendo estudados pela medicina, que não ainda têm nome e cuja função permanece desconhecida.