Terceira idade: tempo de ser feliz


17 de julho de 2019

“ ”

Terceira idade: tempo de ser feliz

Atualmente a expectativa de vida vai além dos 71 anos de idade.  Por isso é preciso saber envelhecer de maneira saudável.  Além dos exercícios físicos e boa alimentação, as pessoas devem se relacionar socialmente. Segue algumas dicas de como ter mais qualidade de vida na terceira idade.
. Prevenção é o melhor remédio, por isso realize seus exames regularmente.  Diagnósticos precoces evitam que doenças se compliquem e deixem sequelas.
. Exercite o corpo. Exercícios fortalecem os músculos e diminuírem os riscos de doenças cardiovasculares.  Essas atividades podem ser mais prazerosas quando realizadas em grupo.
. Exercite a mente. Procure fazer cursos do seu interesse e aprenda coisas novas. Essas atividades além de prazerosas pode ser uma oportunidade de fazer novas amizades. O importante é manter a cabeça ocupada com atividade saudáveis e não com preocupações.
. Faça parte de um grupo de pessoas de terceira idade. O contato com pessoas da mesma idade é importante para qualquer faixa etária. Ao se relacionar com outras pessoas da mesma fase de vida, existe a troca de experiências de vida e a oportunidade de compartilhar seus problemas e angústias. Esses grupos normalmente fazem viagens e excursões. Pessoas que frequentam esses grupos se sentem mais felizes.
. A alimentação saudável é fundamental durante toda a vida. Nessa fase o consumo de cálcio e vitamina D é importante para evitar perda óssea. É importante evitar gorduras e sal, pois aumentam os riscos de doenças como as cardiovasculares e pressão alta. Prefira frutas, legumes e verduras, pois fornecem fibras e vitaminas. Evite frituras e opte por assados, grelhados ou cozidos. Beber água é fundamental em qualquer idade.
.Evite álcool e cigarro. O cigarro aumenta o risco de doenças graves de coração e pulmão, como o câncer. O risco de trombose também é maior em pessoas com o hábito de fumar.
. Amor é fundamental em qualquer idade. Esteja sempre aberto a novos relacionamentos, afinal felicidade não tem idade.