Tosse e até falta de ar: pode ser alergia


04 de agosto de 2018

“ ”

Tosse e até falta de ar: pode ser alergia

Espirrar muito, tossir sem parar e chegar até a sentir falta de ar pode receber o seguinte diagnóstico: alergia. Mais comum do que se imagina, geralmente, ocorre com duas a cada dez pessoas. A alergia é uma reação do sistema imunológico contra alguma substância que, para pessoas que não são alérgicas, é simplesmente inofensiva. 

Qualquer pessoa pode se tornar alérgica, porém basta que um dos pais seja alérgico para que a probabilidade do filho também ser seja bem elevada. Só desenvolvemos alergia quando entramos em contato com o alérgeno, que é uma substância estranha ao organismo e que provoca uma reação no sistema de defesa (sistema imunológico). 

Normalmente, o sistema de defesa age apenas contra substâncias nocivas à nossa saúde, como bactérias e vírus. Porém, na pessoa alérgica, o sistema imunológico reconhece substâncias inofensivas como perigosas para o corpo e reage contra elas. É o que chamamos de reação alérgica.  As doenças alérgicas mais frequentes são: a asma, a rinite, as doenças alérgicas de pele, a conjuntivite, as alergias a alimentos e a picadas de insetos. Alguns alérgenos mais comuns são os pelos de animais (cão e gato), o mofo e os alimentos como leite de vaca, amendoim, ovos, peixes e o famoso ácaro.

Dicas para eliminar os ácaros em casa:                                                                                           
- quarto de criança alérgica deve ser bem “clean” para não ter lugares onde acumular pó e ser bem prático para limpar;  
- quem não consegue dormir sem o seu bichinho de pelúcia, deve mantê-lo sempre limpinho;   
- troque o cobertor pelo edredom;                                                                                              
- procure usar capas antialérgicas nos colchões e travesseiros;    
- evite o uso de carpetes, tapetes, almofadas e cortinas, eles são verdadeiros depósitos de ácaros.

Importante: procure sempre um médico para dar o diagnóstico.