Ultrassom. Conheça o exame


19 de outubro de 2015

“ ”

Ultrassom. Conheça o exame

O ultrassom é solicitado por várias razões. Durante a gravidez é o exame que ajuda a verificar o desenvolvimento do bebê e determinar a data do parto. Para ajudar no diagnóstico de quem tem problemas de circulação em algum membro do corpo ou de coração, geralmente, é solicitado pelo médico um ultrassom Doppler, que ajuda na verificação do fluxo sanguíneo.                              

O ultrassom Doppler se baseia no efeito Doppler. Quando o objeto que reflete as ondas de ultrassom se move, ele altera a frequência dos ecos, criando uma frequência mais alta se estiver se movendo na direção da sonda e uma freqüência mais baixa se estiver se afastando dela. A alteração da frequência depende de quão rápido o objeto se move. Esse método mede a mudança na frequência dos ecos para calcular a rapidez do movimento de um objeto. O ultrassom Doppler tem sido usado, principalmente, para medir a taxa de fluxo de sangue através do coração e das artérias maiores. 

Como é um exame de ultrassom:
É feito em uma sala, por um médico, utilizando-se máquina de ultrassom. 
É solicitada a retirada das roupas que cobrem a área a ser examinada 
Um gel à base de óleo mineral é aplicado sobre a pele. Ele serve para eliminar o ar entre a sonda e a pele. Isso ajuda as ondas sonoras entrarem no interior do corpo. 
É por meio dessa sonda que se  obtém as imagens. Dependendo do tipo de exame, a sonda pode ser introduzida no corpo. Geralmente, é necessário mudar de posição algumas vezes para obter as imagens necessárias.Depois que as imagens são obtidas, é necessário marcar as medidas do órgão examinado. 
Os dados obtidos são armazenados em disco para se fazer o diagnóstico. No termino do exame, o paciente recebe  papel-toalha para limpar o gel.